A soma da utilização de um equipamento de alta precisão com a larga experiência do Dr. Nelson M. Fukushima da Ophthal Hospital Especializado permitiu realizar mais um implante de anéis intracorneanos com o objetivo de reduzir a curvatura da córnea, melhorando a irregularidade do ceratocone e, como consequência, melhorando a visão do paciente.
A precisão do equipamento LenSx® Laser System do parque cirúrgico da Ophthal em combinação com a condução do Dr. Nelson permitiu a aplicação dos anéis com precisão na distância de 6 milímetros entre eles, o que não é tão comum no registro desse tipo de procedimento.
Ceratocone é uma doença da córnea que provoca o aumento progressivo e irreversível de sua curvatura, bem como pela diminuição progressiva de sua espessura. A córnea vai perdendo progressivamente sua conformação original para adquirir e adquire um formato atípico (extremamente curva, semelhante a um cone). A alteração distorce a entrada de luz, o que provoca uma confusão de imagens.
O implante do anel intracorneano é feito por meio de uma cirurgia na qual “cava-se” um túnel no meio da córnea para para implante de anel, um ou dois segmentos semi-lunares na córnea. Os anéis são mini próteses, transparentes e feitas de material biocompatível. Têm duração ilimitada e na maioria das vezes não precisam ser removidos ou substituídos.