A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é uma doença degenerativa da retina que causa perda rápida da visão central e é a principal causa de cegueira em pessoas acima de 50 anos nos países desenvolvidos. Em pessoas com DMRI, a visão central é gradualmente destruída, de forma indolor. Essa visão central é necessária para ver as coisas claramente. Sem a visão central, atividades como reconhecer rostos, ler e dirigir um carro são difíceis ou impossíveis.
A DMRI afeta a retina na parte de trás do olho, chamada de mácula, e cujo centro é chamado de fóvea. A mácula é um tecido sensível à luz necessário para ver pequenos detalhes. As duas formas de DMRI, úmida e seca, afetam a mácula. A DMRI úmida, também chamada degeneração macular neovascular, é a forma mais severa da doença. Na DMRI úmida, vasos sanguíneos anormais começam a crescer por baixo da mácula e deixam vazar sangue e fluido. Esse vazamento pode levar ao comprometimento visual permanente de forma rápida.
Os sintomas da DMRI não são exclusivos; podem estar presentes em outras doenças relacionadas à visão. Inicialmente, ocorre a distorção da imagem, como ver uma linha de caderno ondulada ou o rosto de uma pessoa mais alongado. Outro sintoma que pode aparecer é a formação de manchas pretas na área central da retina, dando a sensação de que pequenas partes do que estamos olhando estão faltando.
Fonte: Optivista